
Serviço de Informações ao Cidadão
O que o SIC Prodesp responde
O SIC – Serviço de Informação ao Cidadão da Prodesp é a unidade responsável para atender solicitações que visam fortalecer a transparência da Companhia, permitindo o controle social e a fiscalização de suas atividades pelo cidadão.
Neste sentido, o SIC é qualificado para atender pedidos de informações de interesse particular ou coletivo sobre documentos e dados produzidos pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo – PRODESP no âmbito do exercício de suas atividades. São exemplos de informações fornecidas pelo SIC: suas políticas, documentos sobre a administração do patrimônio público, gestão de recursos públicos, licitação, contratos administrativos, programas, dentre outros.
O acesso à informação atendido pelo SIC é fundamentado pelo Decreto Estadual no 68.155, de 09/12/2023, que regulamenta a Lei Federal no 12.527, de 18/11/2011 – Lei de Acesso à Informação no estado de São Paulo. Estas solicitações podem ser feitas, junto ao SIC Prodesp, por pessoa física ou jurídica.
Como registrar solicitação de informações ao SIC Prodesp e acompanhar o andamento
Ao fazer a sua solicitação, reúna as informações necessárias para a descrição de sua demanda.
Para vistas de processo, sugerimos incluir o maior número de informações disponíveis tais como: número, objeto e interessados do processo.
Para pedir informação, você̂ pode escolher uma das formas abaixo:
Por site internet
– Acesse o endereço fala.sp.gov.br e efetue o seu login no GOV.BR;
– Seus dados cadastrais poderão ser preservados, clicando na opção “Preservação de Dados Cadastrais”. Contudo, ressaltamos que essa opção não é recomendável caso o pedido de acesso à informação se refira aos seus dados pessoais, pois impossibilitará o tratamento da demanda;
– Formule o seu pedido por escrito no campo “Descrição”. Caso deseje, inclua arquivos limitados ao total de 25MB;
– Realize o acompanhamento da demanda na plataforma.
Por telefone
– Ligue para o telefone (11) 2845-6385 de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30, exceto feriados;
– Exponha sua solicitação ao atendente e obtenha as orientações necessárias.
Pessoalmente
– É necessário agendamento prévio pelo telefone acima. Local de Atendimento: Rua Agueda Gonçalves, 240 – Taboão da Serra – SP – CEP 06760-900, SIC/Ouvidoria, às segundas, quartas e quintas-feiras, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30;
– Exponha sua solicitação ao atendente.
Por carta
– Informe os dados para pessoa física e/ou jurídica: nome completo, RG, CPF/CNPJ e dados de contato (endereço, e-mail e/ou telefone) e formule sua solicitação;
– Envie a correspondência para PRODESP – Rua Agueda Gonçalves, 240 – Taboão da Serra – SP – CEP 06760-900 – A/C SIC/Ouvidoria – Sala PD 5.1;
– Aguarde contato de orientação do SIC Prodesp por canal apropriado.
O acompanhamento de seu pedido deve ser realizado por meio da plataforma fala.sp.gov.br.
Responsável pelo SIC Prodesp:
Viviane Rodrigues Gomes
Perguntas Frequentes
Conhecida como Lei de Acesso à Informação, a Lei Federal 12.527, de 18.11.2011, rege o acesso a informações previsto na Constituição Federal (inciso XXXIII do artigo 5º; inciso II do § 3º do artigo 37; e no § 2º do artigo 216). A LAI regulamenta, fixa regras, prazos e garantias que viabilizam o direito constitucional do cidadão de solicitar informações ao poder público. O Decreto Estadual 58.052, de 16/05/2012, regulamenta a LAI no Estado de São Paulo.
As solicitações de vistas de processos serão recebidas preferencialmente por via virtual, por meio da Plataforma Fala.SP . O solicitante deve informar o processo a ser consultado. Caso seja necessária consulta presencial, será feito agendamento prévio, com data e horário.
Acesse o site www.poupatempo.sp.gov.br . Caso os dados disponíveis não atendam à sua necessidade, formalize Pedido de Acesso à Informação por meio da Plataforma Fala.SP.
O SIC não é o canal correto para solicitar esse tipo de informações, que podem ser encontradas nos canais de interação com o cidadão, acessando o site www.poupatempo.sp.gov.br ou consultando o aplicativo “Poupatempo Digital”. Caso não encontre a informação buscada, formule sua pergunta à Ouvidoria por meio da Plataforma Fala.SP.
A Prodesp também presta serviços para outros entes públicos e empresas, conforme previsto em seu estatuto social (disponibilizado na página Governança Corporativa do site da Prodesp, em Governança > Regimentos e Políticas).
A solicitação deve ser feita por meio por meio da Plataforma Fala.SP, informando o fornecedor ou cliente e o número do contrato.
Estes dados estão disponíveis no Portal da Transparência Estadual.
Para saber se há concurso público em andamento no momento, clique aqui.
Para saber se há programa de estágio em andamento no momento, clique aqui.
As demonstrações financeiras da Prodesp estão disponíveis em seus relatórios anuais de Administração e Sustentabilidade, que podem ser consultados na página de Governança Corporativa, na aba Governança. Acesse aqui.
Todos os pregões eletrônicos da Prodesp estão disponíveis aqui. Também na BEC (informe no campo UNIDADE COMPRADORA o número 513101) e em www.imprensaoficial.com.br (opção Negócios Públicos).
Para participar dos pregões da Prodesp, as empresas interessadas devem se cadastrar no Caufesp (Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado de São Paulo) e obter a senha de negociações eletrônicas.
As licitações eletrônicas publicadas a partir de 01/01/2024 são realizadas por meio do Portal de Compras do Governo Federal (www.compras.gov.br). Para participar desses certames, as empresas interessadas devem possuir conta GOV.BR e se credenciar no Sistema Unificado de Cadastro de Fornecedores – SICAF (www.compras.gov.br). Já as licitações publicadas até 31/12/2023 continuam ocorrendo, até sua conclusão, pelo portal BEC (www.bec.sp.gov.br). Os editais e demais informações sobre as licitações podem ser consultadas no site da Prodesp ou nos endereços acima mencionados (no caso da BEC, informe o número 513101 no campo Unidade Compradora)
Consulte a central de atendimento via 0800-012-3401.
Consulte nesta tabela.