A Prodesp, empresa de tecnologia do Governo de São Paulo e braço operacional da Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), foi a responsável pelo desenvolvimento da Transferência Digital de Veículos (TDV), uma solução inovadora idealizada para o Detran-SP. Desde o seu lançamento, em março de 2024, a ferramenta já registrou mais de 33 mil transações.
Com uma aprovação de 89% dos usuários, a iniciativa tem como diferencial a rapidez e a comodidade para realização do serviço. Só em dezembro de 2024, mais de seis mil transferências foram concluídas, um número significativamente maior do que as 76 registradas no mês de lançamento. Até o momento, o processo mais rápido iniciado pela novidade foi concluído em apenas 19 segundos, comprovando a eficácia do sistema. Do total de transações, aproximadamente um terço, cerca de 13 mil, foram realizadas utilizando o Pix, facilitando ainda mais a experiência do usuário.
Disponível no aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, a TDV permite que os proprietários de veículos concluam o processo de transferência de forma totalmente digital, eliminando a necessidade de ir ao cartório ou enfrentar longas filas.
Inovação e reconhecimento internacional
A ferramenta criada pela Prodesp em parceria com o Detran-SP é uma solução de hiperautomação, que integra diversas tecnologias avançadas, como inteligência artificial, blockchain e criptografia, para garantir a segurança e a rapidez na transmissão de informações. Graças a essa inovação, o sistema conseguiu reduzir um processo que antes levava dias para segundos.
O impacto da TDV não se limita aos usuários paulistas. Em setembro de 2024, o sistema foi premiado com o Gartner Eye on Innovation Awards for Government, destacando-se entre as mais inovadoras soluções governamentais do mundo. O Brasil não conquistava o prêmio desde 2021. A TDV também foi finalista no Troféu HDI 2024, na categoria Iniciativa de TI ao Cidadão, no Expogov Brasília 2024. Além disso, o serviço despertou o interesse de outros estados, que querem conhecer as facilidades do projeto de hiperautomação.