Prodesp - Tecnologia da Informação HomeOuvidoriaFale Conosco     SIC
 


Entre as maiores da América Latina
28/Setembro/2017

O Governo do Estado de São Paulo possui uma das três maiores redes IP multisserviços da América Latina. É a Intragov, que interliga cerca de 17 mil unidades do Estado e prefeituras entre si e ao mundo Internet.

Prestes a completar 16 anos, essa infraestrutura única e compartilhada de comunicação gerenciada pela Prodesp teve, e continua tendo, um papel fundamental na ampliação da oferta de serviços públicos ao cidadão, e não apenas os eletrônicos.

Quando alguém renova uma Carteira de Habilitação em um posto do Poupatempo, registra um boletim de ocorrência em uma delegacia ou emite um Atestado de Antecedentes pela Internet, os processos para execução desses serviços transitam pela Intragov.

Todas as informações relativas às atividades e processos meio do Estado - operacionais e de gestão - também trafegam pela Intragov, que conta hoje com uma banda contratada da ordem de 150 GB.

Operada por uma empresa de telecomunicações licitada a cada cinco anos, e administrada pela Prodesp, a Intragov está atualmente em sua quarta versão.

A cada nova versão, isto é, nova licitação para escolher a operadora que vai fornecer os serviços, a Intragov tem evoluído tecnologicamente e agregado novos serviços. É o caso da transmissão de voz sobre IP (VoIP), recurso disponibilizado nesta quarta versão da rede.

A economia proporcionada aos cofres públicos também tem se ampliado. Ao longo dos cinco anos de contrato com a operadora da quarta versão, estima-se que ela chegue à casa dos R$ 241 milhões.

Antes de 2001, cada órgão do Estado contratava de forma isolada os recursos de comunicação que necessitava. Além de economia, a Intragov trouxe ganhos como especificação técnica padronizada; redundância, contingenciamento e rígidos SLAs que garantem alta disponibilidade das informações; simplificação para contratar os serviços desejados e governança única para a comunicação de dados do Governo.

O trabalho de gestão da Intragov executado pela Prodesp - mais especificamente o monitoramento e análise do tráfego dos cerca de 17 mil links da rede - é finalista do prêmio Data Center Dynamics Awards 2017 - Latin America, na categoria Melhor Projeto para Prestação de Serviço Digital no Setor Público.

facebook twitter youtube
Guias da Transparência ABEP Prêmio e-Gov