Prodesp - Tecnologia da Informação Home Ouvidoria Canal de Denúncias Fale Conosco       SIC
 


Nuvem Prodesp torna-se multicloud
21/dezembro/2018

Durante 2018, a Prodesp realizou exaustivos testes e estudos sobre novas formas de oferecer nuvem a seus clientes, inclusive com a proposta de criação de um Centro de Excelência.

Atualmente, a empresa disponibiliza uma solução de infraestrutura como serviço (IaaS) com capacidade de processamento, memória, armazenamento de dados e sistema operacional, com segurança e alta disponibilidade, além de software como serviço (SaaS) e plataforma como serviço (PaaS).

A Nuvem Prodesp permite o provisionamento e a liberação rápida dos recursos contratados com o mínimo de esforço de gerenciamento. Também possibilita a abertura de frentes para novas demandas, aplicações e visões com uma execução mais rápida e mais flexível, em uma nova estrutura de entrega e contrato.

Entre os benefícios da Nuvem Prodesp, podem ser destacados:

  • Menor custo para contratação de IaaS (infraestrutura como serviço)
  • Garantia de estabilidade do ambiente virtual, que proporciona maior produtividade e eficiência operacional
  • Mais agilidade na implementação por meio de maior automação de processos de provisionamento dos recursos computacionais
  • Maior capacidade de resposta do cliente às necessidades das suas aplicações
  • Melhor controle de gastos com o uso de ferramenta de controle de saldo
  • Escalabilidade de soluções sem reengenharia de aplicações, aumentando a capacidade de processamento / memória / disco do ambiente virtual

A qualidade dos serviços prestados na Nuvem Prodesp é garantida pela expertise de suas equipes técnicas, acumulada ao longo de testes e estudos que envolveram aspectos como automação, monitoramento e segurança; disaster recovery; container e back-up.

Além disso, a Nuvem Prodesp está evoluindo para ser uma solução multicloud, facilitando o acesso a serviços dos principais provedores de nuvem pública do mercado. Já estão disponíveis serviços da IBM Cloud e da Oracle Cloud. E em breve, o mesmo ocorrerá com a Microsoft Azure. Outros serviços em negociação são os da Amazon Web Services (AWS) e da Google Cloud Platform. Um dos cases bem sucedidos de serviço já oferecido pela Prodesp 100% em nuvem pública, é o de chatbots, assistentes virtuais que se valem de recursos de inteligência artificial para auxiliar / orientar o cidadão em portais Internet e outros canais de atendimento.

A cobrança dos serviços acontece por meio de duas medidas: unidades de consumo de serviços em nuvem (UCSN) e unidades de gerenciamento de serviços em nuvem (UGSN). Os recursos contratados são cobrados diariamente e o faturamento é mensal.

Os serviços em nuvem mudam a forma de pensar e de olhar cada produto. Significam uma nova cultura; um novo aprendizado. Por isso, para contratá-los, antes de mais nada, é fundamental que o cliente acione a equipe comercial da Prodesp, para que suas necessidades sejam devidamente compreendidas, o que garantirá soluções formatadas sob medida.

Saiba mais sobre a Nuvem Prodesp.


Outras Notícias

facebook twitter youtube
Guias da Transparência ABEP Prêmio e-Gov