Tecnologia da Prodesp é utilizada para agilizar abertura de empresas

21/Jan/2021

Para agilizar cada vez mais o processo de abertura de empresas na capital paulista, sem burocracia e de forma online e totalmente gratuita, o Governo de São Paulo, por meio da Junta Comercial de São Paulo (Jucesp), lançou o programa Balcão Único.

Desenvolvido em parceria com a Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo do Estado, a nova plataforma promove a integração de todos os sistemas necessários para abertura e legalização de empresas permitindo que o empreendedor possa, por meio de uma etapa única, realizar processos tradicionais como viabilidade, DBE, Registro, Inscrição Municipal e Alvará de Licenciamento, que até então eram segmentadas e demandavam tempo e horas.

“Como o programa prevê a integração de sistemas em diversas esferas de órgãos do Governo, municipal, estadual e federal, a principal vantagem é com a segurança de dados, rapidez na tramitação de processos e na transparência pública”, explica André Arruda, presidente da Prodesp.

Em sua primeira fase, o Balcão Único possibilitará a abertura de três categorias de empresas na cidade de São Paulo: Empresário Individual, Eireli e Ltda. A capital responde por 34% das mais de 18,6 mil empresas abertas mensalmente no Estado.

O sistema também unifica seis procedimentos em um. Empresas classificadas como de baixo risco levarão poucos minutos para estar totalmente legalizadas, com registro, Inscrição Municipal, licenciamento e CNPJ.

Entregue em apenas cinco meses, o Balcão Único tornou-se um marco no atendimento aos clientes da Prodesp, que desde o início da gestão vem mostrando seu protagonismo e know-how no desenvolvimento de soluções inovadoras no âmbito da segurança de dados e tecnologia da informação.

A secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patricia Ellen, ressalta que o Balcão Único é a mais nova etapa de um processo de modernização e digitalização da Jucesp, que teve como um de seus pontos altos a implantação do Integrador Estadual em 2019.

“Nós estamos desde o início dessa gestão comprometidos em implementar em São Paulo um modelo desburocratizado de fomento ao empreendedorismo, inspirado nas melhores práticas internacionais e avaliadas em visitas presencias realizadas pela equipe de governo, incluindo referências como: Emirados Árabes (Dubai e Abu Dhabi), Califórnia e Estônia", afirma.

Com a modernização nos processos de abertura de empresas, o Governo de São Paulo projeta um salto significativo do Brasil no Doing Business, um ranking do Banco Mundial que mede as facilidades dos ambientes de negócios. Hoje, o país ocupa a posição de número 124, e a ideia é avançar, pois o Doing Business é usado como referência por investidores nacionais e estrangeiros na decisão de alocar recursos que são geradores de emprego e renda.

O sistema Balcão Único está disponível para acesso no portal Integrador Estadual - www.vreredesim.sp.gov.br/