Prodesp - Tecnologia da Informação HomeOuvidoriaFale Conosco     SIC
 


Nuvem digital sob medida para o Governo de São Paulo
15/setembro/2017

Hoje é difícil encontrar quem não esteja conectado a algum tipo de nuvem digital. E-mail, fotos, repositório de arquivos, hospedagem de aplicativos e sites. O uso é intenso e diversificado, principalmente no mercado corporativo.

Bons motivos para isso não faltam. A computação em nuvem permite a oferta de aplicações, capacidade de processamento, armazenamento e outros recursos de TI como serviço, sob demanda e com menores custos.

Alinhada a essa tendência, desde o ano passado a Prodesp oferece uma nuvem privada concebida sob medida para a administração estadual, garantindo para secretarias e órgãos do Governo do Estado de São Paulo os benefícios de escalabilidade, flexibilidade, segurança da informação e otimização de recursos.

Comercializada nos modelos de Infraestrutura e de Plataforma como Serviço (IaaS e PaaS), a nuvem Prodesp foi a vencedora na categoria Melhor Projeto de Cloud da edição brasileira do DatacenterDynamics Awards 2016.

Entre as suas vantagens, já usufruídas por vários órgãos do Estado, estão custos competitivos; racionalização dos gastos com TI; flexibilidade e agilidade para configuração e liberação de ambientes virtuais; e maior transparência e controle na gestão dos recursos consumidos.

Essas vantagens impactam diretamente na redução do tempo e de custos para implantação de projetos de informatização do Governo do Estado de São Paulo.

Outro benefício é a facilidade para rápida alteração dos recursos contratados, conforme as necessidades mudem ou de acordo com a disponibilidade dos recursos orçamentários. O próprio cliente, por meio de um portal de autosserviço, cria, deleta ou altera máquinas virtuais com configurações predefinidas.

No momento, a Prodesp trabalha na evolução de sua nuvem para dotá-la de novos recursos, como, por exemplo, capacidade de integração com nuvens públicas de outros fornecedores. Com isso, além de oferecer serviços de nuvem privada (para uso exclusivo de uma única organização), a Prodesp poderá ofertar também serviços de nuvem pública (para uso do público em geral e/ou múltiplas organizações) e nuvem híbrida (combinação de duas ou mais nuvens, privadas ou públicas, que se mantêm como entidades distintas mas são interligadas para comunicação de dados e portabilidade de aplicações).

Para saber mais sobre a nuvem Prodesp, visite www.prodesp.sp.gov.br/nuvem

facebook twitter youtube
Guias da Transparência ABEP Prêmio e-Gov