Prodesp - Tecnologia da Informação HomeOuvidoriaFale Conosco     SIC
 


Gestão hospitalar mais ágil e eficiente
06/outubro/2017

Desde 2012, a rede pública de hospitais do Governo do Estado de São Paulo vem sendo gradativamente informatizada com um moderno sistema de gestão, o S4SP (Saúde para São Paulo), com resultados positivos tanto nas atividades administrativas quanto de atendimento ao cidadão.

Já presente em 37 hospitais, em diferentes estágios de implantação, a base de dados do S4SP conta, atualmente, com registros de cerca de 7,4 milhões de pacientes, 4,6 milhões de atendimentos ambulatoriais e 3,2 milhões de atendimentos em pronto-socorro.

O S4SP veio para mudar um cenário de instituições sem informatização ou com sistemas dispersos - sem nenhuma integração -, oferecendo ferramentas que dão maior eficiência e agilidade à gestão de leitos, laboratórios, ambulatórios, medicamentos, materiais e faturamento para o SUS, entre outras atividades.

Além de melhorar a gestão administrativa e o atendimento ao paciente, o S4SP gera mais de uma centena de indicadores estatísticos relativos a volume de atendimentos, ocupação e rotatividade de leitos, de internações e de altas, entre outros aspectos da operação cotidiana de um hospital.

Essas informações estão disponíveis para os gestores dos respectivos hospitais e também da Secretaria da Saúde, inclusive no celular e de forma comparativa entre diferentes unidades da rede de atendimento, subsidiando a tomada de decisões e o planejamento de ações.

A adoção de um sistema padrão em toda a rede pública estadual também cria condições para a implantação do Prontuário Eletrônico de Saúde no Estado, com o qual o médico, ao receber o paciente, poderá ver seu histórico de atendimento naquela ou em outras unidades públicas de saúde.

Desenvolvido pela Prodesp para a Secretaria da Saúde, o S4SP tem como núcleo o Si3, solução da Fundação Zerbini / Incor - Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP, à qual estão sendo integrados outros sistemas da própria Prodesp e de outras instituições.

facebook twitter youtube
Guias da Transparência ABEP Prêmio e-Gov