Prodesp - Tecnologia da Informação HomeOuvidoriaFale Conosco     SIC
 


VoIP vai reduzir gastos do Governo com telefonia
04/dezembro/2017

Até o final de dezembro estará concluída a primeira etapa de implantação da Intragov VoIP a rede de telefonia digital que vai modernizar e padronizar a infraestrutura de comunicação de voz do Governo do Estado de São Paulo.

Nessa fase do projeto, serão interligados 9 postos do Poupatempo, a Prodesp (em Taboão da Serra e na Rua Boavista, no centro da Capital), o Arquivo Público do Estado e o Palácio dos Bandeirantes. Posteriormente, será realizada a adesão gradativa dos demais órgãos estaduais.

O projeto está sendo conduzido pela Prodesp e utilizará, para o tráfego de voz, a Intragov, rede IP multisserviços que, com seus 17 mil links, chega a todas as unidades do governo paulista.

A adoção da telefonia IP, além de reduzir custos com ligações fixo-fixo e fixo-móvel, proporcionará outros ganhos significativos. A gestão centralizada da Intragov VoIP, como vem sendo chamada a nova rede de telefonia, permitirá o estabelecimento de níveis de serviço (SLAs) e melhor controle do uso dos serviços de comunicação.

Adicionalmente, haverá um salto de qualidade na infraestrutura de comunicação do Governo com a oferta de novos recursos, como videoconferência, e a minimização da obsolescência de equipamentos, devido à contratação como serviço (as a service).

A licitação e contratação da solução VoIP para o Estado seguiu o mesmo padrão utilizado há 16 anos com a rede Intragov, isto é, foi realizada de forma única e centralizada pela Prodesp. Para usufruir do serviço, os demais órgãos estaduais simplesmente farão uma adesão ao contrato firmado pela Prodesp.

As estimativas iniciais indicam que a Intragov VoIP trará uma economia anual de cerca de R$ 20 milhões nos gastos do Governo com telefonia.

facebook twitter youtube
Guias da Transparência ABEP Prêmio e-Gov